III Workshop Técnicas de Engenharia Natural, do Projeto à Execução

III Workshop Técnicas de Engenharia Natural, do Projeto à Execução

III Workshop Técnicas de Engenharia Natural, do Projeto à Execução

III Workshop Técnicas de Engenharia Natural, do Projeto à Execução

No âmbito do projeto ambiental “Reabilitar Troço a Troço (RTT)” desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e da parceria com a empresa ECOSALIX – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, começou esta quinta-feira, dia 8, a terceira edição do Workshop -Técnicas de Engenharia Natural – Do Projeto à Execução, na Sala de Assembleia Municipal de Santarém.

Maria João Cardoso, Chefe da EMAS, apresentou a Equipa e falou dos principais projetos levados a cabo pela EMAS, com destaque para o RTT nas 18 freguesias do Concelho.

O primeiro dia do Workshop consistiu na aprendizagem das técnicas e dos materiais utilizados para levar a cabo as intervenções com recurso à engenharia natural. Aldo Freitas e Vasco Silva, engenheiros biofísicos, demonstraram as mais-valias da utilização da engenharia natural, ao invés da engenharia convencional (do betão), visto que quando bem executadas, as reabilitações dispensam manutenção, ao contrário do que acontece com as intervenções da engenharia convencional.

Os/as formandos/as puderam tomar contato com várias amostras de materiais utilizados nas “dinâmicas de reabilitação fluvial, que contribuem para a estabilização das margens e aumento da biodiversidade nos ecossistemas ribeirinhos”, tais como telas, mantas orgânicas, fibras vegetais, sementes e vimes. Aldo Freitas mostrou fotografias e vídeos para demonstrar as principais reabilitações levadas a cabo pela empresa ECOSALIX em diversos pontos do Pais.

Esta formação conta com a participação de 21 técnicos/as provenientes dos municípios de Santarém, Loulé, Tomar, Seia, Amadora, Cascais, Ferreira do Zêzere, da junta de freguesia de Benavente, bem como das empresas: Atelier MOB, Tterra e Montis.

Amanhã, dia 9, é a vez de Ana Oliveira, Bióloga, dar a conhecer como se fazem os projetos para as intervenções de engenharia natural.

No sábado, dia 10, é vez de colocar em prática o que se aprendeu nos primeiros dias de teoria, e deitar mãos à obra no RTT da Gançaria, levado a cabo a Reabilitação Fluvial da Ribeira de Cima.

https://www.facebook.com/events/2190877310931922/?active_tab=discussion

Veja a Galeria de Imagens em:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1947680118660027&type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARAjbEfLLmpQt054NWCYoUS_UMGAPPC5NM8WdrV5u0yWHqiBazD0Em0eEcXLaFAzp4XSTWGGWUN0LO5gUcLyWcCQBAcUO5j5VGmqqaDHWjQVpBhW8_yjEVDD-vbgOPw3pmoXFnyYy2SBPoFA3TgePjMwOurNxGt0zzl5NH43ijYphQUOdxTYPkZRJgZgiPCG4buVHhcKHvc&__tn__=-UC-R



EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santarém - VER TODAS



PUBLICIDADE




FB