Conheça o poder das mulheres: Município e ACES parceiros na eliminação da violência contra as mulheres

Conheça o poder das mulheres: Município e ACES parceiros na eliminação da violência contra as mulheres

Conheça o poder das mulheres: Município e ACES parceiros na eliminação da violência contra as mulheres

Conheça o poder das mulheres: Município e ACES parceiros na eliminação da violência contra as mulheres

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão e manifestou a disponibilidade do Município para “abraçar uma causa como esta”, lamentando que ainda seja necessário haver campanhas para combater estes atos sociais.

Aproveitou a ocasião para anunciar que o Município está a estabelecer uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa para “abrirmos um Gabinete de combate à violência”, acrescentando tratar-se de uma “situação que muitas vezes nos aparece no Município”. O autarca constatou que “as pessoas têm alguma dificuldade, por razões óbvias, em dirigirem-se às autoridades policiais”, adiantando que “podemos dar esse apoio de uma forma mais discreta e iremos fazê-lo num espaço que temos disponível no Bairro Social de Argivai. Para o efeito, estamos a contratar técnicos para estarem em permanência no local e de alguma forma podermos estabelecer a ligação com as autoridades ou criar condições para que as pessoas, numa primeira fase, possam ter recuo no sentido de as podermos proteger”.

O autarca manifestou que “pretendemos continuar a trabalhar estas áreas com os nossos serviços sociais para que consigamos fazer da Póvoa um concelho mais inclusivo e onde seja bom viver aqui pois só através da cobertura destas áreas podemos crescer socialmente”.

Judite Neves, Diretora executiva do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, considera que é muito importante que as campanhas tenham base na comunidade de modo a causarem impacto por isso, “procuramos junto da comunidade e das autarquias fazer esta sensibilização e sermos parceiros no âmbito da Rede Social”, referiu.

A Diretora do ACES revelou que “a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos é transversal ao ACES e articula nos dois concelhos tendo por base a prevenção e sensibilização na comunidade”.

Sobre a campanha, transmitiu que o facto de “termos uma figura pública associada à campanha terá outro impacto. A Sissi Martins é atriz, esteve na televisão, foi vencedora de «A Tua Cara Não Me É Estranha», da TVI, e toda a gente a conhece”. Veja a mensagem da Sissi Martins, aqui.

Helga Martins, Enfermeira e Coordenadora da EPVA do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, comunicou que “estas equipas surgem no sentido de dar resposta ao fenómeno da violência, que é um flagelo e um problema de saúde pública”. Nesse sentido, “nós, enquanto Saúde temos um papel fundamental na prevenção; deteção e encaminhamento destas situações e, por vezes, o único espaço onde as vítimas podem recorrer com segurança”

Consciente de que é urgente mudar mentalidades e prevenir cada vez mais e com o intuito de Comemorar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a EPVA propôs a parceria com a Câmara Municipal para assinalar a data.

Assim, durante o mês de novembro irão decorrer várias atividades tais como: a distribuição pelas escolas, Unidades de Saúde e instituições de postais alusivos à igualdade de género; afixação de cartazes em vários locais da cidade; projeto escolar na área do teatro em colaboração com o Varazim Teatro e a Conferência “Eliminação da Violência contra as Mulheres: iniciativas a favor da igualdade” que se realizará no dia 22 de novembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal. Consulte o programa da conferência aqui.

Veja a fotogaleria da apresentação da campanha.



EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Varzim - VER TODAS



PUBLICIDADE




FB