Mais de 400 bebés nascidos em Lousada homenageados

Mais de 400 bebés nascidos em Lousada homenageados

Mais de 400 bebés nascidos em Lousada homenageados

Mais de 400 bebés nascidos em Lousada homenageados

A Câmara Municipal de Lousada promoveu no passado domingo, dia 6, o Lousada Bebé Natal, que teve como objetivo homenagear as crianças naturais do concelho que nasceram em 2018, altura em que foi assinalado o Ano Municipal da Criança.

Estiveram presentes no evento 140 bebés que foram presenteados com uma medalha alusiva à data e um diploma. A tarde contou ainda com a atuação de uma classe de ballet da Escola Contradanças, do Conservatório de Música de Lousada, e houve também a animação musical com um DJ que passou músicas para bebés.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, destacou que “a autarquia tem um imenso orgulho em manter este registo de elevada natalidade e muita juventude a residir no concelho. Lousada está em contraciclo com o país e a Europa, na medida em que se tem verificado um crescente aumento dos nascimentos”.

Criar condições para que as pessoas se sintam motivadas a viver em Lousada e, desta forma, constituírem família no concelho é o que a autarquia pretende. São vários os fatores que contribuem para que a qualidade de vida da população seja uma realidade para todos, em áreas como a cultura, educação, ambiente, desporto, ação social, entre outras.  

O Presidente da Câmara salientou também algumas das medidas que privilegiam as famílias, como “a taxa de IMI que está no mínimo legal, a devolução de parte da receita do IRS aos munícipes”. Acrescentou ainda que “o prolongamento de horário gratuito, entre as 7h30 e as 9h00, para os pais que necessitam de deixar os filhos mais cedo na escola, o transporte escolar gratuito para os alunos do ensino secundário, fazendo justiça ao facto de ser ensino obrigatório, são apoios importantes para as famílias. A pensar nos agregados familiares numerosos a autarquia assegura, a partir deste ano, de forma gratuita o pagamento da creche para o 3.º filho e seguintes”.

Para que esta realidade seja possível também os empresários têm um papel determinante no processo, na medida em que deve haver a consciência de empresas amigas das famílias, em que conceitos como parentalidade e maternidade devem ser respeitados e até promovidos.

O Dr. Pedro Machado deixou ainda um agradecimento às diversas empresas que se associaram a esta iniciativa pioneira, contribuindo para que os pais dos bebés que são homenageados usufruam de benefícios no comércio local a breve prazo.



EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lousada - VER TODAS



PUBLICIDADE




FB